Dell vai lançar smartphone com Android no Brasil e na China


A Dell oficializou a sua entrada no mercado de celulares inteligentes ao anunciar o lançamento de um aparelho no Brasil e na China. O smartphone chega ao país asiático este mês, graças a um acordo com a maior operadora sem fio chinesa, a China Mobile. No Brasil, o Dell Mini 3 será lançado ainda este ano, em parceria com a Claro. O aparelho, sem teclado físico, tem uma tela sensível ao toque e roda o sistema operacional Android, do Google.

O anúncio desta sexta-feira põe fim a mais de dois anos de especulações de que a Dell, terceira maior fabricante de PCs do mundo, entraria no negócio de telefones celulares. A recessão econômica interrompeu abruptamente o crescimento da indústria de computadores este ano, enquanto consumidores e empresas diminuiram a compra de novas tecnologias.
A Hewlett-Packard, maior fabricante mundial de computadores, se saiu melhor do que a Dell pois tem negócios mais diversificados. A Acer, baseada em Taiwan, ultrapassou a Dell e chegou ao 2º lugar no ranking graças a popularidade de seus pequenos e baratos netbooks.


A Dell, no entanto, foi uma das primeiras fabricantes de computadores a criar parcerias com operadoras para vender netbooks com planos de dados. Um acordo desse tipo com a China Mobile ajudou a lançar as bases para o Mini 3, que as duas empresas anteciparam em agosto, durante um evento em Pequim.
Michael Tatelman, vice-presidente de vendas e marketing da Dell, disse que a empresa quer que as operadoras tenham algum controle sobre o funcionamento do telefone. O sistema de código aberto Android foi escolhido porque facilita a personalização do software, mas a companhia não descartou trabalhar com o Windows Mobile, da Microsoft


Na China, o Mini-3 fará parte da linha OPhone, que a China Mobile lançará em breve para competir com a chegada oficial do iPhone, da Apple, que é vendido exclusivamente pela rival China Unicom.
A Dell não divulgou as especificações técnicas do Mini 3, mas Tatelman disse que ele traz uma tela de alta definição com 3,5" e som "muito bom" para ouvir música ou ver filmes sem fones de ouvido. Ele usa um teclado touch-screen em vez de um físico.
Como os primeiros iPhones legítimos na China, o primeiro mini 3 não terá Wi-Fi por causa de uma proibição do governo sobre a tecnologia. Tatelman disse que ao longo do tempo, a tecnologia sem-fio local da China será incorporada ao telefone.

Até o final do ano, a Dell Mini 3 telefone também estará disponível no Brasil através da Claro, parte da América Móvil SA, maior operadora de telefonia móvel da América Latina.
Tatelman caracteriza os acordos como de "exclusividade limitada". Ele não quis dizer se a Dell espera produzir telefones para outras operadoras dos dois países, mas indicou que, pelo menos na América Latina, a expansão seria rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário